A gestão de ativos de TI é uma tarefa importante para qualquer negócio, mas com as ferramentas adequadas. Essa tarefa pode ser simplificada com o uso de um software de gestão de ativos de TI, por exemplo, que pode fornecer uma enorme vantagem para otimizar o gerenciamento de seu software e hardware.
A gestão de TI é um conjunto de práticas de negócios que incorporam ativos de TI nas unidades de negócios da organização. Ele une as responsabilidades contratuais, de inventário, financeiras e de gerenciamento de riscos para gerenciar o ciclo de vida geral desses ativos, incluindo a tomada de decisões táticas e estratégicas em um ecossistema de TI.
A gestão de Ativos é geralmente combinada ao gerenciamento de serviços de TI (ITSM) e ao gerenciamento de operações de TI (ITOM) para oferecer uma abordagem holística ao gerenciamento de TI corporativo.
O software de gestão de ativos de TI é a subseção do ITAM (sigla em inglês IT ASSET MANAGEMENT) que abrange hardware e software em geral.
As empresas podem usar um software ITAM para ver como os ativos estão sendo utilizados, o que, por sua vez, os ajuda a encontrar e remover quaisquer instâncias supérfluas de hardware e software para reduzir os custos indiretos.
Uma empresa é composta por diferentes departamentos e cada departamento terá seu próprio conjunto de ativos de TI. Esses ativos de TI são caros e geralmente exigem manutenção regular, como renovações de licenças, atualizações, etc., para manter o valor.
Com o software ITAM certo, os técnicos poderão monitorar todo o hardware e software de um local central, reduzindo custos e melhorando a produtividade de um negócio.
O ITAM não se limita a gerenciar hardware ou software; Ele também inclui uma abordagem holística em que toda a infraestrutura de TI, a tecnologia empregada, as finanças, os procedimentos de dados e as decisões de negócios podem ser examinados e simplificados.
O gerenciamento de ativos em geral pode ser usado para se referir a muitas coisas diferentes em um ambiente de TI. Abaixo estão alguns tipos comuns de gerenciamento de ativos de TI.
Gerenciamento de hardware:
esse é o gerenciamento de ativos físicos, incluindo desktops, laptops, servidores, teclados, mouses, impressoras, dispositivos IoT e muito mais.
Gerenciamento de software:
isso inclui o gerenciamento de ativos de TI, como aplicativos, programas e software.
Gerenciamento de ativos digitais:
esse é o gerenciamento de arquivos corporativos, pastas, fotos, vídeos e outros arquivos de mídia que também se enquadram em ativos de TI.
Gerenciamento de licença:
isso inclui o gerenciamento de software comercial com base em seu uso e papel na produtividade.
Com o software adequado de gerenciamento de ativos de TI, os administradores de TI podem simplificar facilmente todo o ciclo de vida dos ativos de TI corporativos. Abaixo estão alguns dos benefícios para a utilização de um software de gerenciamento de ativos de TI.
Gerenciamento automatizado de inventário:
descubra todos os dispositivos e aplicativos de rede automaticamente sempre que eles entram ou saem do ecossistema corporativo.
Gerenciamento de licenças:
identifique o hardware e o software existentes dentro de um ecossistema corporativo para medir o uso de licenças e renovações de garantia.
Proibindo aplicativos:
softwares indesejados, como aplicativos sociais, de jogos e de torrent que prejudicam a eficiência, devem ser proibidos no ambiente corporativo para aumentar a produtividade dos funcionários e a segurança de TI.
Bloquear EXEs:
qualquer EXE flutuante e outros aplicativos baseados em EXE que sejam impróprios para a rede corporativa devem ser bloqueados.
Medição:
O uso de software comercial em toda a rede de computadores ajudará os administradores de TI a identificar a quantidade certa de licenças que devem ser renovadas para o ano seguinte.