CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA – MELTECH

Mensagem do CEO

            Ao longo dos anos no setor de telecomunicações, aprimoramos o nosso modelo de partnership e governança corporativa, estabelecendo o mais alto padrão de comportamento ético e profissional em nossas relações.

            O nosso Código de Conduta apresenta os nossos valores e comportamentos que devemos observar em todas as nossas interações enquanto equipe, com o setor público, privado, terceiro setor e nosso público-alvo a serem ser observados por nossos associados, conselheiros, colaboradores, parceiros e terceiros interessados.

            Este Código de Conduta é uma das várias medidas que a Meltech está adotando para fortalecer e aprimorar sua Governança, o ambiente ético e a conformidade em nosso relacionamento com as partes interessadas. Mais do que o cumprimento do Código, buscamos que todos os envolvidos reflitam sobre as orientações nele contidas para que ele se torne uma fonte de inspiração para fomentar práticas éticas em todas as esferas da vida de vocês. Por isso, convocamos você a transformar a nossa organização para juntos difundirmos a nossa história com integridade, ética e respeito.

            Nosso propósito é superar as expectativas e para tanto, precisamos da confiança circular – aquela mantida entre os nossos colaboradores -, pautada na conduta ética de todos, dando respaldo para que se sintam confortáveis para relatar problemas e juntos buscarmos as melhores soluções.

            A MELTECH elaborou este Código para ser usado como um guia para as nossas atividades diárias e é de responsabilidade de todos os colaboradores entender e cumprir as suas diretrizes com o intuito de garantir a qualidade do atendimento e dos serviços prestados aos nossos clientes. Leia-o cuidadosamente e consulte-o sempre que necessário.

            Nenhum documento poderá antecipar as situações que enfrentaremos nas nossas atividades diárias e por isso, na dúvida, consulte o seu gestor ou a equipe de Compliance antes de tomar qualquer decisão não prevista.

            A nossa integridade começa com você!

            Bem-vindo ao nosso time! Vamos juntos.

            John Meldrum

Abrangência

            Este Código de Conduta e Ética se aplica a todos os dirigentes, gestores, colaboradores, estagiários, acionistas, consultores, assessores, parceiros comerciais, fornecedores, prestadores de serviço, agentes e instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, bem como a toda e qualquer pessoa, física ou jurídica, que venha a representar o MELTECH; estendendo-se ainda a suas sociedades controladas e subsidiárias, diretas ou indiretas.

            O principal objetivo deste Código é garantir e promover a transparência no nosso dia a dia, criar uma cultura organizacional pautada na ética e fomentar a cultura de integridade na condução das nossas atividades e no nosso relacionamento com terceiros.

            O sucesso na implementação do nosso Código de Conduta depende da nossa habilidade em agir e reagir de forma responsável, considerando as situações que possam gerar dilemas éticos ou legais. Por isso, é importante que você leia atentamente e entenda as regras contidas neste Código, com as quais você deverá conviver, fomentar e executar diariamente.

            Sempre que uma lei ou costume entrar em conflito com as orientações do nosso Código, devemos utilizar o critério mais rigoroso, alinhado com o mais elevado padrão de comportamento ético e confirma os elementos básicos de honestidade, integridade, responsabilidade, profissionalismo e dedicação.

            Muito embora este Código de Conduta e Ética não possa prever todas as situações da nossa rotina empresarial, seu conteúdo é uma declaração de como o MELTECH conduz seus negócios, refletindo seus valores fundamentais e seu compromisso em sempre fazer “a coisa certa”.

            É dever e responsabilidade de todos comunicar qualquer violação ou suspeita ao presente Código de Conduta e Ética. As comunicações recebidas, identificadas ou anônimas, devem ser direcionadas ao Canal de Denúncia, através do e-mail: compliance@meltech.com.br .

A História da Empresa – Nossa linha do tempo

            A Meltech foi fundada em Recife, visando oferecer soluções estratégicas low-cost em TI e Telecom para todo o Brasil, garantindo qualidade em todos os serviços prestados. Com mais de 10 anos no mercado, queremos que nossos clientes se concentrem nos resultados de seus próprios negócios.

            Sendo assim, assumimos todas as suas necessidades em tecnologias da informação, comunicação, infraestrutura, outsourcing, com nossos profissionais especialistas, onde podemos garantir a qualidade no atendimento com profissionalismo, transparência e comprometimento com a satisfação do cliente.

 

Nossa Cultura

            Somos uma empresa meritocrática movida por um espírito inovador, com vocação empreendedora, comportamento ético e transparência nas relações.

 

Propósito

            Superar expectativas.

            SUPERAR EXPECTATIVAS NOS MOTIVA!!!

 

Valores (Pilares)

 

  • Tranquilidade;
  • Experiência;
  • Confiança;
  • Prontidão;
  • Abrangência.

 

Princípios

            A excelência do capital humano é o principal pilar para o nosso sucesso. O que nos diferencia é a nossa cultura, a forma de atuar de nossos talentos e líderes, orientadas pelos princípios:

  • Foco na excelência do atendimento
  • Espírito inovador
  • Alto desempenho
  • Visão e ambição
  • Trabalho em equipe
  • Qualidade técnica

Nossa equipe

A EXCELÊNCIA DO CAPITAL HUMANO É O PRINCIPAL PILAR PARA O NOSSO SUCESSO.

            O nosso sucesso depende do comportamento das pessoas que trabalham aqui e é por isso que sempre procuramos profissionais alinhados à nossa cultura e aos valores, independentemente da área de atuação ou campo de conhecimento.  

            Pessoas com alto potencial, comprometimento e ética têm no MELTECH uma estrutura que favorece o crescimento e proporciona grande desenvolvimento profissional.

            Por isso, este Código se aplica a todos os colaboradores, e todos devem cumprir com essas diretrizes independentemente do país em que estão localizados.   

            Acreditamos que o senso de propriedade criado pelo estimula uma rigorosa análise dos riscos em nossas atividades diárias, a busca de novas estratégias que destacam o crescimento consistente e rentável, o comprometimento de longo praz o com os nossos clientes e com a nossa reputação e a manutenção de uma estrutura organizacional enxuta e engajada.

            Nossa maior estratégia é o cultivo de relações duradouras e acreditamos que para termos clientes satisfeitos e um time engajado, precisamos conduzir nossas decisões com integridade.

 Todo colaborador deve:

  • Cumprir as leis, regulamentações e políticas internas que regem o nosso negócio;
  • Conduzir os negócios de maneira transparente, prudente e confiável;
  • Assegurar que a nossa conduta diária e tomada de decisão incorpore as diretrizes deste Código;
  • Levantar preocupações e fazer perguntas;
  • Imediatamente reportar qualquer problema.

            Nosso sócio e os gestores têm uma responsabilidade ainda maior.  Esperamos que os diretores e gestores liderem pelo exemplo e supervisionem as atividades e conduta dos colaboradores de sua linha de negócio. Por isso, é importante:

  • Reforçar regularmente importância de compreender e seguir as diretrizes deste Código;
  • Incentivar os colaboradores a levantar preocupações e reportar problemas;
  • Passar nossa cultura e valores para os colaboradores atuais e os recém-contratados.

 

Decisões

            A MELTECH espera que seu colaborador conduza o seu dia a dia com o mais alto padrão de comportamento ético e nossas decisões devem refletir isso. Por isso, esperamos que antes de tomar uma decisão, o colaborador sempre se pergunte:  

  • Eu tenho autorização para fazer isso?
  • Essa ação está de acordo com as leis, regulamentações, Código de Conduta e Ética e políticas internas?
  • Essa ação é contrária a alguma legislação vigente?
  • É o melhor interesse de nossos clientes?
  • Tenho certeza que não causará perdas para nossos clientes?
    • Seria bom se todo mundo fizesse o mesmo?
  • Tenho certeza de que não me sentiria desconfortável ou envergonhado se eu lesse sobre isso na primeira página do jornal?
  • Eu ficaria orgulhoso de relatar essa ação a alguém de respeito e aos membros da minha família?

            Se a resposta for sim para todas as perguntas, a decisão parece estar em conformidade com este Código de Conduta e Ética. Se a resposta for não para qualquer uma dessas perguntas, pare!  Essa decisão pode trazer consequências graves para a nossa reputação. 

            Se não tiver certeza, procure ajuda com o seu gestor ou com a equipe de Compliance.

            Estaremos prontos para atendê-lo.

 

Local de Trabalho Seguro

            Um ambiente de trabalho seguro e saudável é importante para o bem-estar de todos os colaboradores. Por isso, não toleramos qualquer tipo de comportamento que possa ser interpretado como assédio, seja sexual ou moral, ou discriminação. 

             Da mesma maneira, seja no ambiente de trabalho, ou fora dele, na presença de, ou direcionado a, qualquer colaborador, cliente, parceiro de negócios, a violência de qualquer tipo, não será tolerada.

            Nos comprometemos, ainda, em manter um ambiente de trabalho e negócios isento do abuso de álcool e drogas. Por isso, não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas em quantidades que afetem seu desempenho no trabalho. Consumo excessivo de bebidas alcoólicas durante eventos do MELTECH ou providenciar ou servir bebidas alcoólicas a menores de idade também não são aceitáveis.  Por fim, consumir, possuir, vender ou distribuir substâncias ilegais em qualquer ocasião também é vedado.

Treinamentos

 

            Todos os colaboradores, independentemente de suas funções e área de atuação, recebem treinamentos práticos e teóricos voltados à maximização do seu desenvolvimento profissional. 

            Um dos princípios fundamentais da MELTECH é o desenvolvimento de nossos próprios talentos.

            Oferecemos um ambiente de aprendizado, onde as pessoas são constantemente desafiadas e impulsionadas para excelência,  extraindo  assim  o melhor  de  cada  indivíduo,  permitindo  que   pessoas com  alto  desempenho  comprovado  cresçam  e  se desenvolvam, aproveitando totalmente seu potencial. 

            O programa de capacitação formal abrange as práticas de treinamentos presenciais, treinamentos online, cursos e congressos externos. Tais treinamentos são proporcionados e exigidos a depender da posição e função do colaborador, visando sempre capacitá-lo de acordo com sua atividade e grau de senioridade.

            Os treinamentos são personalizados de acordo com a atividade desempenhada por cada área de negócio, de forma que o colaborador tenha exemplos práticos e consiga correlacionar as práticas com o seu dia a dia.

            Sempre que possível, convidamos escritórios de advocacia ou especialistas de órgãos reguladores para palestras nas áreas de negócios mais sensíveis.

VIAGENS

A Meltech possui política de reembolso de despesas relacionadas a viagens que incorram em função das atividades desempenhadas através da empresa, estabelecendo procedimentos que devem ser observados sempre e atitudes que repreendemos fortemente, conforme descrito abaixo:

Caro Viajante, por favor utilizar os serviços de estabelecimentos comerciais que forneçam documentos fiscais comprobatórios adequados. E ATENÇÃO: Todos os documentos devem ser SEMPRE emitidos em nome da Meltech, NUNCA em nome do viajante. Importante sempre questionar e verificar as faturas recebidas para que não ocorram cobranças indevidas.

      A solicitação de diária deve ocorrer com antecedência mínima de 7 dias úteis para que seja providenciado o pagamento de diária para a viagem, que deve informar: projeto, datas e destino (município).  É obrigação do viajante prestar contas das despesas de viagem, em até 5 (cinco) dias úteis após retorno à sede da empresa, através da apresentação de documentos fiscais originais e cópia.

      Todos os documentos devem estar completamente legíveis para que sejam aceitos como comprovação de despesa, por isso os documentos devem ser guardados com zelo para que não fiquem ilegíveis, inviabilizando a prestação de contas deles. Nos casos em que houver adiantamento de viagem (diária) e o viajante não apresente os documentos comprobatórios, TODO o sistema de pagamentos do projeto ficará paralisado até que a pendência seja sanada, não podendo haver novos pagamentos de diária para o viajante.

Importante observar que toda solicitação de recurso de viagem deve ser realizada via e-mail com o Responsável do projeto em cópia, o qual, após tomar conhecimento da solicitação, deve autorizar a liberação do recurso por parte da Meltech.

É dever do viajante zelar pelos itens levados em viagem que sejam de propriedade da Meltech, mantendo-os em segurança e respeitando as condições de segurança, manuseio e armazenamento.

No caso de alimentação apresentar Notas fiscais por viajante de acordo com o valor da diária e nunca uma nota fiscal no valor total para todos. Afinal, cada solicitação de logística é individual assim como a prestação de contas também é individual. Em caso de roubo, furto, extravio ou outro contratempo, iniciar os devidos trâmites legais imediatamente ao identificar o ocorrido e posteriormente comunicar a Meltech e ao responsável técnico do projeto.

Insta frisar que é imprescindível informar ao seu coordenador de atividade quaisquer condições restritivas de saúde que possam agravar durante a viagem ou que necessitem de condições especiais. Por medidas de segurança, evitar deslocamentos após as 22h, caso esteja dirigindo.

Não serão aceitos documentos com rasuras. A pessoa que aprova a prestação de contas é responsável por avaliar o propósito da viagem, a razoabilidade das despesas e a conformidade com a política definida pela diretoria.

O reembolso de valor de despesas superiores ao adiantamento concedido deve ser solicitado através da prestação de contas e analisada pela área Administrativo/Financeira. Alguns exemplos de despesas não reembolsáveis:

  • Despesas com pagamento de pessoa física;
  • Seguro opcional de vida/acidente de viagem;
  • Conserto de veículos;
  • Bebida alcoólica;
  • Multas de trânsito;
  • Itens de higiene pessoal;
  • Custos de não comparecimento em hotel (“no-show”);
  • Filmes no apartamento da hospedagem;
  • Entretenimento pessoal (clube noturno, teatro, eventos esportivos, etc.);
  • Lembranças e presentes pessoais;
  • Comodidades pessoais;
  • Gorjetas/Taxas de serviço opcionais;
  • Supérfluos (balas, chicletes, chocolates, entre outros), exceto em algumas demandas de atividade de campo mediante apresentação de detalhamento de informações.

Canal de Denúncia

 

            A MELTECH incentiva seus colaboradores, bem como quaisquer terceiros, a denunciar qualquer violação de leis, regulamentações e políticas internas da MELTECH. Para tanto, oferecemos canais diretos, seguros e confidenciais para o reporte destas questões: compliance@meltech.com.br  

            Além dos canais oficiais acima mencionados, que também estão disponíveis no site do MELTECH, os colaboradores também podem denunciar situações incômodas diretamente ao seu gestor, ao Setor Jurídico ou ao Setor de Recursos Humanos, que devem encaminhar o assunto ao Compliance. Importante destacar que todas as denúncias deverão ser processadas de forma confidencial por parte dos responsáveis e nenhum colaborador poderá sofrer sanções em virtude da demanda enviada ao Canal de Denúncias.

 

Privacidade e Segurança da Informação

            PROTEGEMOS AS INFORMAÇÕES DOS NOSSOS COLABORADORES, CLIENTES E EMPRESA CONTRA O USO INDEVIDO E NÃO AUTORIZADO!!!

            O MELTECH monitora as comunicações para ajudar a detectar, prevenir e mitigar o risco associado a comunicações enganosas.  

            Todos os computadores, softwares, e-mails, telefones, secretária eletrônica, chats e contas de Internet são fornecidos aos colaboradores para fins de trabalho, mas são considerados propriedade da MELTECH e são monitorados e usados de acordo com as políticas e legislação aplicáveis.

            Isso inclui o acesso por reguladores e autoridades e o uso pela MELTECH no decorrer normal do trabalho e/ou como evidências legais em juízo.

            Embora o uso ocasional desses recursos para fins pessoais seja permitido, os colaboradores não devem ter expectativa alguma de propriedade ou privacidade em relação aos equipamentos e dados acima mencionados. Esclarecemos ainda que a MELTECH tem a obrigação de manter registros de todas as comunicações com clientes e ordens recebidas por 5 anos ou mais, dependendo da localidade. O recebimento de ordens, aceite de operações ou qualquer formalização necessária em relação ao cliente/operação/negócio deve ser feito apenas através de um canal de comunicação oficial, autorizado pelo Compliance.  

            Os colaboradores não devem mandar mensagens com materiais ofensivos e devem manter as mensagens concisas, precisas e profissionais.    

            Devemos garantir a privacidade e segurança das informações dos nossos clientes, colaboradores, informações próprias do MELTECH e/ou terceiros. Além disso, as informações obtidas para fins de negócios devem ser utilizadas adequadamente e apenas de acordo com o interesse do cliente.  

            Todas as informações recebidas e/ou produzidas pelo MELTECH e seus colaboradores no âmbito de suas funções são dados de propriedade do MELTECH.  O envio para e-mail pessoal de dados sem aprovação prévia do Compliance e   Segurança da Informação é considerado violação e pode resultar em medidas disciplinares.  

            Importante lembrar que a confidencialidade das informações deve ser mantida mesmo após a fim do contrato de trabalho. O MELTECH tem o dever de cumprir regulamentação relacionada à privacidade de informação do cliente, portanto, todos nós temos a responsabilidade de proteger essas informações e   não as compartilhar indevidamente ou utilizar para obter vantagens próprias ou indevidas.

Propriedade Intelectual

            Os colaboradores possuem acesso a recursos e informações comercialmente sensíveis ou sigilosas e é obrigação de todos os colaboradores garantir que estas informações e recursos sejam utilizados de forma consciente e adequada.

             As informações obtidas na MELTECH não devem ser utilizadas para negociar por sua própria conta ou para operar em nome de outras pess oas. Todos os outros documentos, dados, manuais, chaves de segurança e outros itens que sejam propriedade da MELTECH, são de sua responsabilidade e não devem ser compartilhados com outras pessoas. Esses itens devem ser devolvidos na ocasião do desligamento.

            Todos as informações e dados desenvolvidos ou criados por você ou com a  sua  ajuda,  no  contexto dos negócios ou atividades desempenhadas por você,  representando  os  interesses  do  MELTECH, são propriedades da Instituição.

            O colaborador deverá estar ciente de que por nenhum motivo poderá utilizar qualquer propriedade intelectual do MELTECH, a não ser que obtenha a permissão do Compliance e Segurança da Informação.

Redes Sociais

 

            A MELTECH reconhece que os nossos colaboradores utilizam redes sociais por motivos pessoais. É importante lembrar que qualquer publicação feita individualmente ou em grupo e que envolve a MELTECH, deve ser feita de forma consciente e responsável. Nenhum tipo de publicação e/ou comentário deve impactar negativamente a imagem e/ou credibilidade da MELTECH.  

            Qualquer publicação ou comentário que não envolvem o MELTECH, mas que ferem os princípios deste Código também são passíveis de medidas disciplinares.  

            Além disso, o MELTECH utiliza canais interno de comunicação para divulgar informações para seus colaboradores, portanto, mensagens classificadas de uso interno não devem ser publicadas em redes sociais ou enviadas para público externo, mesmo que em grupos privados.

Porta Vozes

            Apenas os colaboradores indicados como “Porta-Voz Autorizado” podem fazer discursos públicos, dar entrevistas, dar declarações públicas à imprensa ou à mídia de forma geral. Alguns colaboradores podem obter aprovações especiais para um evento ou situação específica.

            Se um colaborador for contatado por um representante da mídia, ele deve encaminhar o representante ao Departamento de Comunicação da MELTECH.

Condutas Vedadas

 

            Em rol meramente exemplificativo, ficam expressamente vedadas as seguintes condutas no MELTECH, através de seus colaboradores, parceiros e afins:

  • Toda e qualquer forma de preconceito;
  • A contratação imediata de parentes de primeiro e segundo graus sob uma mesma gestão ou em funções de hierarquia vertical ou controle horizontal;
  • Usar informações privilegiadas em benefício próprio ou de terceiros;
  • Fazer empréstimos em dinheiro a colegas de trabalho;
  • Usar o vínculo com a MELTECH para obter vantagens para si ou para terceiros;
  • Influenciar o mercado através de informações privilegiadas obtidas no MELTECH;
  • Ter negócios particulares que concorram com a MELTECH ou que sejam do mesmo ramo de negócio;
  • Consumir drogas lícitas e ilícitas dentro do ambiente de trabalho, ou ainda que fora do ambiente, em horário de trabalho ou com fardamento da empresa;
  • Gravação não autorizada de reuniões, palestras, treinamentos ou qualquer ato ou evento ocorrido dentro do ambiente de trabalho;
  • Utilizar propriedade intelectual de concorrentes de forma indevida ou disponibilizar a propriedade intelectual do MELTECH a terceiros;
  • Usar softwares não licenciados ou não autorizados pelo MELTECH nos equipamentos de trabalho.

Conflito de Interesse

            Conflito de interesse ocorre quando uma decisão é influenciada pelos interesses de apenas uma das partes envolvidas, prejudicando as demais. 

Temos uma série de controles para mitigar possíveis conflitos de interesse:  

  • Os canais de comunicação, escritos e ligações telefônicas, são devidamente monitorados;
  • Os colaboradores das áreas que utilizam informações sensíveis no dia a dia também passam por treinamentos específicos;
  • Monitoramos todas as operações realizadas pela MELTECH, por colaboradores e por clientes para identificar qualquer ato que possa ser considerado lesivo para o livre funcionamento do mercado de telecomunicações (manipulação de mercados);
  • Temos limites de envio e recebimento de presentes de e para clientes/fornecedores;
  • Os presentes devem ser declarados e pré-aprovados pelo Compliance;
  • Funcionários públicos são sujeitos a leis restritas. Sendo assim, presentes, gratificações, entretenimento, convites, doações para funcionários públicos estão sujeitos a pré-aprovação do Compliance;
  • Em relação às doações para organizações sociais, não políticas, feitas em nome ou benefício da MELTECH, estas devem ser aprovadas como doações institucionais seguindo os critérios detalhados pela área de Responsabilidade Social;
  • Todos os nossos eventos também seguem um fluxo predeterminado para avaliação e aprovação. Verificamos antecedentes de palestrantes e demais participantes, inclusive para identificar pessoas politicamente expostas. Qualquer necessidade de pagamento pela participação, transporte e hospedagem são formalizados e aprovados pelo Compliance;

            Espera-se que os colaboradores não se envolvam em nenhuma situação conflitante com suas atividades exercidas na MELTECH ou que tenha algum risco reputacional. 

            Em caso de dúvida, o Compliance deve ser consultado antes de seguir com a atividade, operação ou negócio.

Anticorrupção e Anti-suborno

            Todas as unidades de negócio da MELTECH estão sujeitas às leis anticorrupção e antissuborno dos países em que elas desenvolvem atividade. Nenhum colaborador pode ofertar ou receber valores ou vantagens de forma inapropriada com o objetivo de iniciar, manter ou influenciar determinado negócio ou operação. 

            É de responsabilidade do colaborador comunicar ao Compliance imediatamente caso ocorra alguma situação de suspeita para que as medidas apropriadas sejam tomadas.

Medidas Disciplinares

            Qualquer violação das políticas internas ou conduta inadequada será punida com medidas disciplinares. Dependendo da gravidade da violação, o colaborador pode receber notificações de repreensão, através de advertências escritas e/ou verbais, ser suspenso, ou, eventualmente, o seu desligamento pode ocorrer.

  • Gravidade Baixa/Média: nenhum impacto regulatório e reputacional. O colaborador receberá uma notificação para adequação de conduta;
  • Gravidade Alta: possível impacto regulatório através de suspensões disciplinares e abatimento proporcional na remuneração avençada. O colaborador receberá uma notificação de repreensão;
  • Gravidade Crítica: possível redução da confiança passível de suspensões disciplinares e o colaborador poderá ser desligado ou sofrer a rescisão do seu contrato, se prestador de serviços.
  • Violações repetidas: o colaborador receberá uma notificação de repreensão no caso de uma terceira  violação  baixo/médio  em  um período de 12 meses e poderá ser desligado ou sofrer a rescisão do contrato mantido com a MELTECH.
    • Condutas inadequadas de assédio moral e/ou sexual serão passíveis desligamento imediato e, caso sejam comprovadas, a rescisão motivada do contrato será a medida imposta.

            Para aqueles colaboradores celetistas, o descumprimento de qualquer das diretrizes dispostas no presente Código de Conduta e outras normas internas está sujeito à aplicação das medidas disciplinares previstas em lei e corroboradas pelas disposições da Política de Medidas Disciplinares, incluindo advertência, suspensão e a eventual rescisão do contrato de trabalho por justa causa, independentemente do nível hierárquico, além da sujeição de outras medidas legais pertinentes.  

            A ocorrência e a ciência de qualquer fato que seja contrário às disposições deste Código, ainda que não haja provas e seja necessária investigação, deverá ser informada a algum dos seguintes canais:

  1. a) Canal de Denúncia;

Nenhum contato a qualquer dos canais acima será objeto de retaliação ou punição.

 

Concorrência Livre e Justa

 

            Devemos nos empenhar em promover a livre concorrência nos mercados em que atuamos. 

            Em diversas localidades que a MELTECH atua existem leis especificas antimonopólio. Essas leis protegem o nosso setor de telecomunicações e preservam a concorrência no mercado contra práticas e acordos empresariais injustos. 

            Se um concorrente ou um cliente tentar discutir questões relacionadas com qualquer conduta anticoncorrencial, o colaborador deve recusar e notificar o Compliance imediatamente.

            Dizer a um cliente que o preço ou a disponibilidade de um produto ou serviço depende do fato dele concordar em adquirir, ou fornecer, outro  produto ou serviço é ilegal em muitas localidades e considerado uma prática abusiva pela MELTECH.   

            Se houver alguma dúvida em relação à conformidade com as leis de livre concorrência, ou quaisquer políticas ou procedimentos aplicáveis, incluindo a sua aplicabilidade a uma situação específica, o colaborador deverá consultar o Compliance. 

Parceiros Comerciais e Fornecedores

 

            Os parceiros comerciais e fornecedores possuem manuais de atuação específicos, que também englobam os principais pontos deste Código, aos quais aderem em conjunto com a assinatura do contrato de prestação de serviços.  Dependendo da atuação de cada um, também fornecemos treinamentos.

            Monitoramos também a prestação de serviços e, caso exista alguma violação na conduta, adotamos as mesmas medidas disciplinares descritas nesse Código.

 

Clientes

 

            Todos os colaboradores têm papel fundamental na construção de um relacionamento sólido com os clientes da MELTECH. Com isso, deve-se observar os seguintes princípios norteadores dessa relação:

  • Os clientes merecem toda atenção e respeito;
  • Devem ser tratados como prioridade do negócio;
  • Devem ser ouvidos para que suas solicitações sejam atendidas com excelência, rapidez e compromisso;
  • Deve ser mantido relacionamento com confiança, integridade, transparência e respeito.

 

Direitos Humanos

            A MELTECH tem o compromisso de respeitar os direitos humanos de acordo com os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU, bem como dos princípios estabelecidos na Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre os Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho.

            Demonstramos esse compromisso pela maneira na qual tratamos os nossos colaboradores, como engajamos os clientes, parceiros comerciais e fornecedores e, por fim, como apoiamos a comunidade onde fazemos negócios.  

            Incentivamos nossos colaboradores, clientes, parceiros comerciais e fornecedores a denunciar qualquer tipo de ato do qual repudiamos.

 

Nosso Compromisso 

 

            Todo colaborador deve ler e seguir as diretrizes desse Código, incluindo qualquer alteração futura. O Código será entregue a todos os novos colaboradores e pode também ser acessado pelo site da MELTECH (Acesse aqui).

            A MELTECH tem uma área de  Compliance  dedicada  e  independente,  que  tem  como  função  assessorar  toda a equipe e parceiros na implementação do Programa de Integridade.

 Em caso de dúvidas, procure o Compliance!!

 

Nossas responsabilidades

 

  • Cumprir as leis, regulamentações e políticas internas.
  • Conduzir os negócios de maneira transparente, prudente e confiável.
  • Assegurar que a nossa conduta diária e tomada de decisão incorpore as diretrizes deste Código.
  • Levantar preocupações e fazer perguntas.
  • Imediatamente reportar e escalar qualquer problema.

Nossas decisões

  • Devem estar de acordo com as leis, regulamentações e políticas internas.
  • Devem ser sempre o melhor interesse dos nossos colaboradores e clientes.
  • Não devem causar perdas aos nossos clientes ou para a MELTECH.
  • Não devem ferir a confiança dos nossos clientes em relação a MELTECH.
  • Não devem impactar negativamente a imagem da MELTECH.

TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

            Sobre o Código de Conduta da MELTECH, livre de qualquer vício de consentimento e de vontade, e nos termos da legislação vigente, DECLARO:  

            Que recebi a via física do Código de Conduta e Ética da MELTECH, fui orientado sobre como acessar a via digital e recebi as orientações sobre os seus principais pontos;

            Que li o conteúdo integral do Código e não há qualquer dúvida sobre as diretrizes adotadas pela MELTECH e que as porventura existentes já foram sanadas;

            Que me obrigo a comunicar ao Canal de Denúncia todas as desconformidades das quais tenha conhecimento ainda que seja mera desconfiança;

            Que observarei as regras contidas nesse Código assumindo o compromisso de segui-las em todas as atividades e decisões profissionais que fizer, estando ciente das medidas disciplinares que poderei sofrer, com base nas legislações vigente;

            Que assumo o compromisso de divulgar no ambiente de trabalho e nas relações que mantenho em razão do contrato de trabalho as orientações que recebi sobre o dever de respeitar as normas da MELTECH.

 

Matriz – Recife/PE
Filial – São Paulo/SP
Filial – Rio de Janeiro/RJ

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