É cada vez mais estratégico o papel da tecnologia nas empresas.
Administrar uma empresa requer dados que, muitas vezes, necessitam de um tratamento adequado para que possam ser usados de forma eficiente.
Assim, qualquer que seja o porte da empresa, a tecnologia da informação (TI) é uma aliada para a melhoria de seus processos de gestão.
O investimento em TI, seja em infraestrutura ou em sistemas, é muito importante na gestão de empresas, tanto para apenas organizar a rotina de trabalho quanto para alçar voos mais altos e longos.
1. Otimização de processos
Além de contar com ferramentas atualizadas, é preciso, de tempos em tempos, reavaliar os processos de trabalho e, na medida do possível, simplificá-los.
Nesse sentido, as ferramentas de TI ajudam a empresa a atingir seus objetivos estratégicos com uma operação mais eficiente.
É verdade que algumas importantes formas de otimização de processos podem ocorrer independentemente da TI, mas atuar apenas nelas seria muito limitante para uma empresa que quer ser competitiva.
2. Disponibilidade de sistemas e informações
Com os processos otimizados, fica mais fácil ter acesso às informações da empresa sempre que necessário, de qualquer lugar.
Além disso, a internet tornou-se um meio estratégico para a operação dos negócios, tanto na relação da empresa com os clientes quanto para a execução dos processos internos.
Assim, a importância da disponibilidade de sistemas e informações tornou-se ainda maior.
A própria tecnologia vem evoluindo no sentido de oferecer ainda mais disponibilidade e mobilidade no acesso às informações.
Não há como competir, em igualdade de condições com a concorrência, sem o apoio desse ferramental.
3. Produtividade
Depois de otimizar os processos, sua automatização pode substituir os controles manuais.
Assim, a manipulação de dados (como o arquivamento e a busca) é padronizada — reduzindo o retrabalho, ajudando a ganhar tempo e aumentando a qualidade —, tornando a empresa mais ágil, eficiente e competitiva.
Hoje, com o desenvolvimento da inteligência artificial, a automatização de processos começa a ir além das tarefas simples e repetitivas.
Cada vez mais as máquinas com capacidade de autoaprendizagem realizam atividades mais complexas, gerando um nível de produtividade ainda maior.
4. Comunicação
Comunicação é algo imprescindível em qualquer negócio.
Interna (entre funcionários) e externamente (com clientes e parceiros), é fundamental ter bons serviços de e-mail, mensagens instantâneas e telefonia.
Uma boa comunicação melhora o ambiente de trabalho e a produtividade. Funcionários bem informados envolvem-se com os objetivos da empresa.
5. Relacionamento com clientes
Com a ajuda da TI, é possível organizar um banco de dados para oferecer atendimento personalizado a clientes e prospects, estabelecendo assim um relacionamento mais duradouro.
A tecnologia também possibilita ampliar e integrar os canais através dos quais o cliente interage com a empresa.
Assim, a empresa proporciona ao cliente uma experiência mais rica. Esse conceito é conhecido como omnichannel.
Além disso, outras formas de uso da tecnologia nas empresas, como a Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) começam a trazer novas possibilidades para o cliente, como simular ou experimentar o uso e a adequação dos mais diversos produtos.
6. Capacitação dos colaboradores
Capacitar os colaboradores para lidar com um ferramental tecnológico atualizado deve fazer parte da estratégia de TI.
Ela motiva os colaboradores ao engajamento no dia a dia da empresa e a um investimento em seu próprio crescimento profissional.
Para a empresa, além de formar uma equipe mais qualificada, a capacitação pode também ser um ótimo atrativo para captação e retenção de talentos.
O oposto, isto é, o não investimento em capacitação, tende a levar a um baixo nível de engajamento e a uma alta rotatividade de colaboradores.
7. Segurança da informação
Considere um cenário em que a empresa tem:
Aqui, a proteção de dados torna-se fundamental para garantir sua integridade, confidencialidade, autenticidade e confiabilidade.
Em ambientes tradicionais, é essencial programar backups periódicos para que as informações sejam recuperadas em alguma eventualidade.
Mais que isso, as plataformas tecnológicas estão agora mais integradas por conexões via internet.
Assim, é mandatória a manutenção de uma rígida política de segurança e de uma estrutura de prevenção contra ataques mal intencionados à rede.